quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pneus

Para conseguir uma boa performance dos pneus é necessário observar frequentemente (pelo menos uma vez ao mês) e sistematicamente antes de longas viagens sem esquecer o pneu reserva, se a calibragem esta correta. Estas verificações devem ser feitas com os pneus frios porque a pressão aumenta com a rodagem. Fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000Km.

Considerando todos os padrões (americano e europeu) e algumas caracteristicas particulares, temos abaixo exemplos de dimensões encontrada e sua respectiva leitura:

175/70 R13 = É a descrição mais usual, "175" é a largura máxima do pneu montado e inflado em milimitros, "70" representa a série do pneus, a altura do flanco corresponde a 70% da largura do pneu. "R" representa que a estrutura deste pneu é Radial e "13" é o diâmetro de apoio, corresponde ao da roda em polegadas.

165 R13 = Quando há omissão da série, significa dizer que trata-se de "80".

7.50 R16 = Uso profissional, "7.50" refere-se a largura máxima do pneu montado e inflado em polegadas, neste caso a série é "100", ou seja, altura dos flancos é 100% da largura total do pneu, "R" de Radial e "16" diâmetro de apoio das rodas.

31 X 10.50 R15 = Descrição mais usual no mercado Americano, "31" é a altura total do pneu em polegadas, "10.5" a largura total em polegadas, montado e inflado, "R" Radial e "15" diâmetro de apoio das rodas em polegadas.


PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Desgastado no centro

- geralmente indica que o pneu esta super cheio.

A calibragem esta acima da recomendada pelo fabricante. As vezes as pessoas desconfiam que um pneu esta vazando um pouquinho e para compensar aumentam a calibragem, o que é muito ruim.

Solução: Calibragem correta
Desgastado nas bordas

- pode ser causado por falta de pressão.

A calibragem esta abaixo da pressão recomendada pelo fabricante ou desalinhamento.

Solução: Calibragem correta
Prevenção

uma vez que um desgaste se faz maior em qualquer ponto do pneu, ele ficara para sempre caso o desbalanceamento for na roda. Um pneu novo não adiantará, pois o defeito não foi concertado, ele também se estragará.

Observe cuidadosamente seus pneus a parte de fora e do interior da roda, para verificar algum desgaste circular maior na

banda de rodagem de um lado ou do outro.

Solução: Vá a um mecânico ver se a cambagem esta correta (o angulo de inclinação das rodas).
Vibrações (chime)

que são sentidas no volante acima de uma determinada velocidade. Isto é muito perigoso e acontece por falta de balanceamento ou outro problema que leva a roda a trabalhar de maneira desigual.

Além de acabar deformando definitivamente os pneus, leva a perda de controle do veiculo e outros prejuízos na suspensão.

Solução: balanceamento e exame dos componentes da roda.
ROTAÇÃO DOS PNEUS
MONTAGEM E DESMONTAGEM

Devem ser efetuadas preferencialmente por profissionais com ferramentas e processos adequados, além de máquinas adaptadas.
- As rodas devem ser adequadas à dimensão do pneu e estar em prefeitas condições

- Pneus novos “TT”(com câmara) deverão ser montados com câmaras novas.

- Pneus novos “TL” (sem câmara) deverão ser montados com válvulas novas.

- Em um mesmo eixo, empregar pneus com a mesma dimensão, modelo, índice de carga e velocidade.

- Alguns pneus apresentam sentido de rodagem, conforme indicado na lateral do pneu. Não observar este aspecto comprometerá o desempenho do pneu.
Os pneus direcionais tem sentido de rodagem e os pneus assimétricos tem sentido de montagem. Devemos observar as orientações do fabricante.

Para aumentar a durabilidade dos Pneus Radiais, podemos realizar rodízios em H, ou seja, sem alterar seu sentido de rodagem dos pneumáticos.

Aconselhavel fazer a cada 7.000 Km.



Nenhum comentário:

Postar um comentário